segunda-feira, dezembro 15

Católica Tribune

Tu... Tu és o paradigma do novo século.
Sempre informado, sempre em cima do assunto.
O que quer que aconteça, és o primeiro a saber. O que quer que se passe do outro lado do mundo, tu já estavas à espera.
Devoras jornais e revistas, matutinos e semanários. Não te escapa nenhuma actualização nos sites de referência e conheces os blogs pelo som que fazem a carregar.
O Mundo para ti não tem segredos. Mas... e a Católica?
Hoje és um leitor assíduo e compulsivo do Comeback Blog. Mudou a tua vida e deu novo rumo à tua existência. Mas ainda assim, falta-te qualquer coisa, não é?
Pois bem, faltava.
Nós sabíamos exactamente o quê. E aqui tendes, senhores.
The Católica Tribune.
Um jornal mensal, escrito por uma redacção com olhos de lince e ouvidos de mocho, que promete trazer-te todas as notícias, novidades, acontecimentos e rumores vividos do lado de dentro e de fora da Faculdade. Uma publicação de prestígio com a chancela de rigor AEFCEE.
A edição experimental sai esta Segunda-Feira, nos placards da AE. É o número 0 e serve de teste para aquilo que queremos que seja o teu jornal de confiança.
Por isso, abrimos a carreira de tiro. Diz-nos o que achas da primeira tiragem e explica-nos tudo aquilo que queres ver no Tribune.
Aproveita também para te registares na base de dados da redacção (consulta o banner direito)para que recebas todas as edições convortavelmente embrulhadas em papel pardo electrónico na tua caixa de correio; uma newsletter, vá, para os menos apegados às metáforas...
Como vês, não temos estado parados.
As coisas estão mesmo a mudar.
Boas leituras.

Aquilo que te faltava
A tua nova Associação
AEFCEE




3 comentários:

Anónimo disse...

É surreal o trabalho que esta associação tem andado a desenvolver em prol do que realmente DEVERIA interessar para os estudantes. Numa universidade o que interessa além de aprender, é acabar o curso e para tal é FUNDAMENTAL existirem condições para estudar. Num sábado à tarde, só existe uma sala aberta para estudar, a sala 514, caso um aluno do curso de gestão ou economia chegue à sua faculdade neste preciso momento não tem um lugar para estudar. Mais de metade dos alunos que se encontram neste momento a estudar nem sequer são de um curso deste edificio. Compreendo que a faculdade católica queira ter apenas um edifício aberto para poupar recursos, mas é uma falta de bom senso, ideias e mesmo trabalho a nossa associação eleita para proteger e representar os alunos e os seus interesses, não fazer pressão para abrir mais salas para estudo. Em vez do que é suposto, a associação concentra os seus esforços, e recursos na realização de festas, viagens onde cada membro ganha os seus trocos por fora com o cargo que lhe foi atribuído. Isso tudo é muito giro, mas gostava de saber desde já qual das viagens ou das festas é que me vai fazer acabar o curso!
Como é óbvio que este comentário nem sequer vai ser aprovado, pois a censura é uma arma de defesa dos mais fracos e opressores.
Sem mais assunto,
Cordialmente,
O revoltado

MM disse...

Caro Revoltado,

Na verdade a atribuição e abertura de salas durante o período de estudo não são da responsabilidade da Associação. Contudo, será já amanha, segunda feira, que tentaremos resolver o problema, pedindo a faculdade para que abra mais salas, não só durante a semana, como também aos fins de semana.

Qualquer outro problema, não hesites em contactar-nos.

P.S.: Como vês, as "armas de censura" são escusadas quando se trabalha com e para o aluno.

Anónimo disse...

Caro Revoltado,


Antes de mais, acho que não teria perdido nada em se ter identificado no seu comentário. Ao contrário do que possa eventualmente pensar, não vamos perseguir nenhum aluno por termos recebido dele críticas, por muito absurdas ou pouco construtivas que elas sejam. O seu comentário não foi, obviamente, censurado, o que demonstra a abertura da Associação para receber comentários de todos os alunos da Faculdade, ainda que esperemos sempre que os comentários estejam ao nível dos alunos que pensamos frequentarem a Faculdade.

Ao afirmar que os dois objectivos da sua presença na Faculdade são aprender e terminar o curso, está a deixar de parte muitos outros aspectos que são parte essencial de uma vida académica, tanto em Portugal como em qualquer outro país ocidental. Está a deixar de fora os momentos verdadeiramente únicos que nunca mais se irão repetir na sua vida fora da Universidade, os amigos que deve conhecer e manter ao longo da vida, as experiências que deve adquirir. Não rejeitamos que os conhecimentos adquiridos sejam importantes, apenas gostaríamos que a sua experiência na Universidade fosse algo mais.

Quanto à sala de estudo: é visível que a nossa Faculdade é fisicamente pequena, com pouco espaço para acomodar tudo aquilo que lá acontece. A decisão relativamente à abertura de salas para o estudo é da exclusiva competência da Direcção da Faculdade, que está a par da taxa de ocupação das mesmas, e que certamente se preocupa com as condições de estudo dos seus alunos. O que lhe propomos relativamente a este assunto é que contacte directamente a Direcção da Faculdade, exprimindo as preocupações específicas com que se depara.

Quanto aos objectivos da Associação: é inquestionável que nos preocupamos com o sucesso académico dos alunos. As maratonas de estudo organizadas já em diversas ocasiões produziram resultados extremamente positivos, e fazemos por divulgar apontamentos, frequências e/ou outros materiais de apoio. No entanto, todas estas são apenas ajudas ao trabalho individual de cada aluno – porque os bons resultados académicos se alcançam com trabalho individual, e esse trabalho não o poderemos nunca fazer por si.

Aproveito ainda para acrescentar que, ainda que a segunda parte da sua intervenção não mereça o mais pequeno comentário, se reflectir irá concordar que foi no mínimo infeliz, senão mesmo cobarde. Todos os elementos da AEFCEE trabalham no serviço dos alunos que representam, não retirando disso qualquer benefício financeiro pessoal, sendo suficiente a satisfação de poder ajudar. Mais ainda: a equipa abdica muitas vezes do seu tempo de estudo, e incorre ainda frequentemente em despesas pessoais para poder prestar um serviço de excelência aos alunos. Recomendo, portanto, que se tem alguma coisa a dizer relativamente a este assunto, que o faça sem esconder a identidade, e apresentando ainda indícios que suportem a sua acusação.

Espero sinceramente que não fique com a ideia negativa que tem neste momento sobre a Associação de Estudantes: trabalhamos para grandes festas e grandes viagens, mas trabalhamos também para apoiar os alunos no seu percurso académico.

Por último, refiro ainda que a Associação dispõe de um endereço de e-mail onde poderá esclarecer quaisquer questões que surjam, e/ou apresentar sugestões: comeback.aefcee@gmail.com


Boa sorte para a época de Frequências!



Com os melhores cumprimentos,
Guilherme P. Santos
Coordenador de Cultura