segunda-feira, março 16

Sabedoria a Granel

Se ao contrário de todas as pessoas decentes deste país não visitas o Comeback todos os dias pelo menos três vezes, repararás que nos últimos tempos ele te tem falado de um mundo melhor, de um chamamento para uma profícua carreira de jornalista e de decisões que te podem aumentar o QI.
E se também não costumas olhar muito para o calendário, vais reparar igualmente que se calhar já são horas de acordares para a vida e que andar absorto do mundo é um mau negócio, que sem dares por ela já estão aí as frequências outra vez.
Junte-se uma coisa à outra, misture-se bem misturado – até se pode meter na Bimbi, que poupa-se trabalho – et voilà: frases da semana mesmo à medida.
Reflexões mais ou menos profundas, mais ou menos jocosas, mais ou menos, pronto.
Mas são 5. Em tempo de recessão, já não é nada mau.
Tudo no banner direito, o sítio do costume.
Confessa, já tinhas saudades.

Opening the Oysters,
A tua Associação,
AEFCEE

oyster

We want you

Tu bem tentas disfarçar, mas é impossível.
Nos reparamos quando passamos por ti nos corredores da faculdade. Nós temos bom olho, como tu bem sabes.
Tens um jornalista dentro de ti. Há algures nessa entranhas um escritor que, com a caneta em riste, tenta arranhar o caminho para fora do escuro. É com as palavras que te deitas, sonhas, e acordas, e as letras são as balas com que a espingarda do teu íntimo afasta o medo e a solidão. E parece que não és o único poeta por estas bandas.
Pois, mas ainda bem. Porque há boas notícias. Nesse aspecto, o Comeback é uma espécie de obituário invertido.
O Católica Tribune está a recrutar. O teu jornal de referência está a construir uma grande equipa de redacção, para levar o seu projecto jornalístico à estratosfera académica. Olha o anúncio, que é fresco:

Se tens o dom da escrita, então esta pode ser a tua oportunidade para teres textos publicados.
Procuramos talentosos jornalistas, colunistas e escritores em potência para fazerem parte da equipa de redacção de um projecto ambicioso.
Poderás escrever artigos sobre as actividades da Associação, notícias da Faculdade; ensaios económicos e políticos; críticas culturais sobre cinema, música, literatura, etc.
És tu quem nós queremos?
Contacta-nos hoje mesmo:

comeback.aefcee@gmail.com

Ajuda sempre enviares anexado um texto que tenhas escrito anteriormente,
mas não é requisito obrigatório.
Não te esqueças de acrescentar as tuas informações de contacto no e-mail: irás receber uma resposta nossa o mais brevemente possível.

Guilherme Santos
Editor Católica Tribune

Esta é a tua oportunidade de limpar a voz e dizeres o que pensas.
Faz-te ouvir – junta-te a esta equipa.
Começa hoje a fazer opinião.

Waiting for your call,
A tua Associação
AEFCEE

journalist

The Right Side

Sejamos claros: já todos passámos por isso.
Nos jantares finos dos papás, em conversa com amigos, na coffee break do escritório, e, especialmente doloroso, com aquela miúda giríssima que afinal não é só uma cara bonita…
Tu sabes bem do que é que estamos a falar. E certamente preferias não saber.
O Síndrome do Burro-a-olhar-para-um-palácio. Ou como encontrarás nos compêndios médicos da especialidade, “PLDC - The Palace-Looking Donkey Complex”.
Esta patologia, de causas ainda incertas, tem vindo a intrigar o meio científico desde tempos remotos.
Apesar de não ser, aparentemente, fatal (embora haja discordâncias neste capítulo), a PDLC diminui drasticamente a qualidade de vida social dos pacientes. É caracterizada pelo seu carácter imprevisível e silencioso, atacando 90% das vezes em momentos de especial inconveniência.
O caso clínico clássico: o paciente está em ambiente social, por norma relaxado e divertido, até que um dos indivíduos do grupo decide introduzir um determinado tema de conversa. O doente pouco tempo demora a aperceber-se que, das 7 ou 8 pessoas presentes, se revela o único incapaz de fazer alguma contribuição relevante para o desenrolar da discussão. Numa primeira fase, o mecanismo reflexo do seu organismo tenta dissimular a patologia, articulando frases soltas como “Han, han” ou “Pois, pois, é isso” ou um mais arrojado “Agora que fala nisso, olho em retrospectiva e percebo que sempre partilhei dessa opinião”.
Mas, invariavelmente, as tentativas do sistema parassimpático são infrutíferas, e os suores frios, os esgares de horror ao pronunciamento de vocábulos específicos, a agitação involuntária dos membros superiores e a descoordenação e relaxamento compulsivo dos músculos da cara, num sintoma a que os especialistas chamam “Cara de Parvo”, cedo denunciam o paciente perante o seu público, destruindo, dessa forma, o seu bom nome, reputação, e, especialmente doloroso, o coolness perante a miúda giríssima que já percebeu que não é com este otário que vai passar o resto da noite.
Neurologistas da Universidade de Princeton gastaram, nas 4 últimas décadas, dezenas de milhões de Dólares em investigação laboratorial e experimentação terapêutica, na procura de um tratamento universal e definitivo para a doença, mas a cura continua por encontrar.
Pois bem, meus caros, continuava. Pretérito Imperfeito do Indicativo.
Os reputados laboratórios médicos da AEFCEE investiram perto de 3 quartos de hora de aprofundada reflexão no bar da Faculdade e chegaram a uma milagrosa panaceia que já é apelidada de revolucionária pela revista Science.

Ler. Ler é o único e melhor remédio. Só a informação vence a inconsciência. Porque a estupidez congénita pode não ter cura, mas a ignorância tem.
Não somos os primeiros a dizer-te isto. Sabes bem que para seres um profissional de sucesso, ou até mesmo o tipo de pessoa que magnetiza gente à sua volta, não te basta seres um rei matemático, um valete microeconómico ou uma dama de grande-personalidade. A cultura geral e o sentido de actualidade são trunfos bem mais poderosos neste jogo. E já percebeste como é importante teres cartas na manga…
Como é obvio, e apesar da magnânime e douta sabedoria associativa com a qual te presenteamos diariamente, não tencionamos ser nós a ensinar-te a jogar.
Mas, para te encher de Ases, fomos arranjar os melhores players do bairro.

The Economist, Newsweek,Time, Harvard Business Review, Fortune, Business Week.
Se estes nomes não te dizem nada, então a tua PLDC é mais grave do que se pensava.
Estes são os comprimidos de conhecimento mais reconhecidos da actualidade.
E nós trazemos-tos até ao conforto da tua casa, e ao preço dos genéricos.
Mais de 40 revistas com descontos ultra-especiais para os Estudantes e Professores da FCEE.
Até quem tiver chumbado a Matemática II há-de estremecer com descontos de 80%…
Por isso, se estás a perder a batalha da informação, não percas mais tempo.
Faz hoje mesmo a tua assinatura no site que criámos especialmente para ti, onde tens também todas as informações importantes e a lista de todas as publicações que estão avidamente à espera de um click para te exponenciarem o cérebro.
E já sabes, todas as dúvidas que tenhas, tira-as connosco.

E eis que se abriu um caminho para uma faculdade ainda mais inteligente.
Agora, já não tens desculpa.
Depois disto, só fica a olhar para os palácios quem quiser.
Não sejas burro. Aproveita, cultiva-te e vem ver os palácios por dentro.
Tudo é melhor do lado certo.

Abre a tua Mente,
A tua Associação,
AEFCEE

donkey palace Finale