segunda-feira, setembro 22

Post-It 1 - Passaportes

Caros caloiros, este é um assunto muito delicado e sério.
O vosso desempenho neste capítulo (dos Passaportes) foi, de um modo geral, fraquíssimo.
Isto é mais grave do que pensam. Seria obrigação moral dos membros da Associação castigar severamente a generalidade dos incumpridores.
Contudo, dado o bom comportamento nas restantes dimensões da vida do caloiro, foi decretado que as punições serão suspensas se se virem cumpridos os seguintes pontos tidos como fulcrais:
  • 1 - Recebemos notícia de que apenas 3 caloiros cumpriram a tarefa do dia 2, visitar a D. Laura e a D. Virginia. 3 míseros caloiros. Estão a brincar, certo?
    De todos os pontos aos quais até podiam ter faltado, este não era certamente um deles.
    Estas duas pessoas vão pertencer, sem sombra de dúvida, ao restrito lote de pessoas que podem alterar a história do vosso curso. É fundamental que estabeleçam uma relação amigável com elas, não acham?
    Fica por isso o mais vívido conselho a que dêem cumprimento o mais brevemente possível a esta tarefa. Recomenda-se, mais uma vez, que se façam acompanhar de um presente agradável, como um chocolate, peça de fruta, flor, o que seja.
    É importantíssimo que se dêem a conhecer e que causem boa impressão.
    Depois não digam que não foram avisados.

  • 2 - Poucos foram também os casos registados de caloiros que tenham demonstrado a sua gratidão pelo acompanhamento prestado pelas suas madrinhas e padrinhos.
    Voltamos a vincar este ponto; a figura do Padrinho/Madrinha, desde longa data instituída na Universidade, está consagrada como determinante do vosso sucesso no meio académico.
    Ser agradável não custa. Criatividade certamente não faltará aos tenros cérebros da Caloirada. Assim, não vos deve ser díficil arranjar uma maneira simpática de mostrarem aos vossos padrinhos e madrinhas como são caloiros absolutamente fofos e a quem dá imensa vontade de dar uma mãozinha no que for preciso. É o vosso futuro, e não o deles, que está em causa...

Mais uma vez relembramos os propósitos do passaporte: incutir no caloiro valores utéis para a sobrevivência no meio académico; possibilitar o contacto com figuras importantes no seu percurso; iniciar os novos alunos num conjunto de rituais que são importantes para o seu crescimento. Foi neste âmbito que ele foi desenhado e é com esse propósito que esperávamos que as suas tarefas fossem cumpridas. Nada mais, tão só isto.
Acreditem, este será certamente um dos posts mais sérios que alguma vez lerão por cá.
Aldrabando José Mourinho, se não fosse para vos ajudar, nós não estaríamos aqui.
Ficamos à espera da remissão destes vossos pequenos pecados.
Alguma dúvida, não hesitem.

Vamos estar atentos.
A tua Associação
AEFCEE



Sem comentários: